A ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA E OUTRAS ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


A ANÁLISE ESTATÍSTICA

Este grupo de pesquisa dedica-se a estudos que envolve o ensino das Ciências e Matemática utilizando diferentes abordagens metodológicas e teóricas tanto na formação de professores como na construção de significados no Ensino de ciências e Matemática. Entre essas destacamos a Análise Estatística Implicativa e a Análise de Similaridade.

 

Website: https://gpasiecm.wixsite.com/gpasiecm

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6021662526932071

Líder(es): Rafael Santos de Aquino

Líder(es): Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade.


AL JABR EM HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA DA ÁLGEBRA


AL

 

O grupo de pesquisa Al Jabr tem por objetivo entender as dificuldades, sejam históricas, epistemológicas ou didática do processo de ensino-aprendizagem da álgebra, contribuindo, a partir dos resultados, com proposições de sequências didáticas e materiais didáticos para o ensino de conceitos algébricos, assim como modelos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos diversos níveis e modalidades de ensino.

 

Instagram: @gphedalgebra

Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/522958

Líder(es): Juliana Martins

Líder(es): Jadilson Ramos de Almeida


CÁTEDRA PAULO FREIRE DA UFRPE


catedra

 

A Professora Monica Lopes Folena Araújo faz parte da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. A mesma projeta-se como um espaço dinâmico e dialógico de produção e socialização do conhecimento buscando tecer o pensamento freireano como memória e como atualidade. A Cátedra tem organizado anualmente seminários que visam articular Cátedras, grupos de pesquisa e pesquisadores em geral que tenham por objeto de estudo a vida e a obra de Paulo Freire.

 

Site: http://www.catedrapaulofreire.ufrpe.br/

Instagram: @catedra.paulo.freire

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7510877068142536

Líder(es): Monica Lopes Folena Araujo


DIDÁTICA E CONCEITUAÇÃO EM CIÊNCIAS


 

DIDÁTICA E CONCEITUAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

O Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências, NUPEDICC, desde 2006, vem realizando pesquisas sobre educação em ciências, com foco em questões sobre a didática das ciências, considerando as interrelações entre conhecimento, ensino e aprendizagem, adotando uma perspectiva histórico-cultural, plural e multicultural para desenvolver estudos sobre: processos de conceituação e desenvolvimento do pensamento conceitual; relações entre linguagem, cognição e cultura; pluralismo e multiculturalismo no ensino de ciências, a partir de perfis conceituais; design e validação de sequências de ensino e aprendizagem para estruturação de estratégias, recursos e atividades didáticas. O núcleo tem formação dinâmica e conta com a participação de pesquisadores/as de IES, professores/as da Educação Básica que atuam em escolas públicas e privadas e estudantes de graduação e pós-graduação. Muitas investigações em IC, TCC, dissertações e teses foram desenvolvidas resultando na publicação de artigos, trabalhos em eventos, livros e produtos educacionais. É uma alegria estarmos juntos e juntas na luta por uma educação pública de qualidade, gratuita, inclusiva e plural, que busca a emancipação das pessoas e a transformação social.

 

 

Instagram: @nupedicc

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5202118327135679

Líder(es): Edenia Maria Ribeiro do Amaral


ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


nupeabrp

 

O grupo de pesquisa ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (NuPeABRP) objetiva contribuir para o aprofundamento de estudos, desenvolvimento de pesquisas, produtos educacionais e atividades, que envolvam temáticas sóciocientífica, sequências de ensino-aprendizagem e a formação de professores a partir da Abordagem de Resolução de Problemas na perspectiva sócio-histórica-cultural, nas áreas de Química e Ciências da Natureza na Educação Básica e Ensino Superior.

 

 

Instagram:@nupeabrp

Endereço para acessar este  espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8368102590053118

Líder(es): Angela Fernandes Campos

Líder(es): Veronica Tavares Santos Batinga


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES


Fornecer subsídios aos estudantes do PPGEC-UFRPE quanto ao aperfeiçoamento, implantação e implementação de práticas multi e intertransD, priorizando abordagens qualitativas e o desenvolvimento de uma consciência crítica no contexto dos componentes curriculares e da produção de novos conhecimentos direcionadas a professores de todas as modalidades de ensino. Contribuir para o processo de Formação Continuada dos professores dos diversos níveis de ensino (Educação Infantil, Básica e Superior), com ênfase no Ensino das Ciências e da Matemática.

 

 

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4544318159142876 -

Líder(es): Maria Marly de Oliveira


FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (FORBIO)


                                                      

Logo

O Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia tem por objetivo construir e socializar conhecimentos que tragam melhorias ao Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior. Visa também pesquisar a formação e a prática pedagógica no que diz respeito à Educação Socioambiental. Para tanto, as pesquisas desenvolvidas no âmbito deste grupo seguirão as seguintes linhas de pesquisa: formação de professores de Ciências e Biologia, prática pedagógica de professores de Ciências e Biologia e Educação Socioambiental.

 

Instagram: @forbio.ufrpe

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7961560796391306

Líder(es): Joaklebio Alves da Silva

Líder(es): Monica Lopes Folena Araujo


GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE (GEPES)


GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE (GEPES)

 

 

O GEPES foi criado no Departamento de Biologia da UFRPE e está articulado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e PPGs Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e Rede Nordeste de Ensino/UFRPE (doutorado). Realiza estudos e pesquisas na grande área das ciências humanas/educação/ensino e tem como foco de trabalho práticas e processos de educação ambiental e ensino de ciências, buscando articular perspectivas educativas fenomenológicas e ecológicas em diferentes contextos socioculturais. São desenvolvidos trabalhos de iniciação científica, extensão, mestrado e doutorado. O grupo abraça uma diversidade de interesses e estabelece diálogos com outros campos, como antropologia, filosofia, ecologia, estudos curriculares, movimentos sociais, psicanálise, escritas e narrativas. O GEPES tem repercussão na formação de pesquisadores e professores que atuam na área.

 

Instagram - @gepes.ufrpe

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1635207499819657

 

Líder(es): Renata Priscila da Silva

Líder(es): Carmen Roselaine de Oliveira Farias


GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA (GEADM)


 

GEADM

Grupo de Pesquisa voltado para pesquisas no campo do Ensino de Matemática e das Ciências, com base na teorização e pesquisas da Didática da Matemática. As pesquisas são desenvolvidas no âmbito da Teoria das Situações Didáticas, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático (TAD), Percursos de Estudo e Pesquisa (PEP e PEP-FP), Relação ao Saber.

 

Instagram: @geadm.ufrpe

 

Líder(es): Anna Paula de Avelar Brito Lima


Grupo de Estudos em Estratégias Didáticas no Ensino de Química (GEEDEQ)


GEEDED

 

O Grupo de  Estudos  em Estratégias Didáticas no Ensino  de Química - GEEDED,   se dedica a pesquisar a proposição  recursos didáticos analógicos e digitais, bem como estratégias  e metodologias voltadas  para o Ensino de Química no contexto da formação de licenciandos, mestrandos e doutorandos em Ensino de Química/Ciências. 

 

Instagram - @geedequnivasf

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5243151951598899

 

Líder(es): Thiago Pereira da Silva

Líder(es): Antônio Inácio Diniz Júnior.