DIDÁTICA E CONCEITUAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

O Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências, NUPEDICC, desde 2006, vem realizando pesquisas sobre educação em ciências, com foco em questões sobre a didática das ciências, considerando as interrelações entre conhecimento, ensino e aprendizagem, adotando uma perspectiva histórico-cultural, plural e multicultural para desenvolver estudos sobre: processos de conceituação e desenvolvimento do pensamento conceitual; relações entre linguagem, cognição e cultura; pluralismo e multiculturalismo no ensino de ciências, a partir de perfis conceituais; design e validação de sequências de ensino e aprendizagem para estruturação de estratégias, recursos e atividades didáticas. O núcleo tem formação dinâmica e conta com a participação de pesquisadores/as de IES, professores/as da Educação Básica que atuam em escolas públicas e privadas e estudantes de graduação e pós-graduação. Muitas investigações em IC, TCC, dissertações e teses foram desenvolvidas resultando na publicação de artigos, trabalhos em eventos, livros e produtos educacionais. É uma alegria estarmos juntos e juntas na luta por uma educação pública de qualidade, gratuita, inclusiva e plural, que busca a emancipação das pessoas e a transformação social.

 

 

Instagram: @nupedicc

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5202118327135679

Edenia Maria Ribeiro do Amaral