SEMINÁRIOS AVANÇADOS PPGEC 2018.1

O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE dá início aos Seminários Avançados de 2018.1, trazendo temas e debates importantes à formação de pesquisadores na área de ensino de ciências e matemática.

Os Seminários Avançados do PPGEC são abertos à comunidade interessada, que poderá se inscrever e receber seu certificado de participação no dia.

O primeiro seminário será ministrado pelo Professor Dr. Marcos Danhoni Neves, da Universidade Estadual de Maringá, com tema “A perspectiva fenomenológica e a pesquisa em Ensino de Ciências”. O evento acontecerá por videoconferência, no dia 17/04/2018, das 14h às 16h, na Sala 4B do PPGEC (Bloco B do Departamento de Educação).

Prof. Dr. Marcos Danhoni Neves (Universidade Estadual de Maringá)

Professor Titular desde 2001, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR/PG) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel -1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participou do PNLEM 2007 (Plano Nacional do Livro do Ensino Médio). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências (incluindo reuniões do Qualis-Livros). Foi Diretor de Cultura de 2009 a 2010. Agraciado em 2010 com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (24a. edição) - Categoria CIÊNCIAS HUMANAS durante a celebração dos dez anos da FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA - evento promovido pela SETI (Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia-PR).
CV: http://lattes.cnpq.br/6514146095003486