O PPGEC apresenta uma ÁREA DE CONCENTRAÇÃO “Ensino de Ciências e Matemática” e três LINHAS DE PESQUISA:

Linha 1: Ensino e Aprendizagem de Ciências e da Matemática

Essa linha de pesquisa se constitui a partir de análises e posicionamentos críticos sobre bases teóricas e empíricas que suportam processos educacionais no campo da didática das ciências e da matemática. São parte dessa linha, estudos e pesquisas sobre fenômenos didáticos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem, nos diversos níveis e modalidades de ensino, considerando de forma articulada dimensões epistemológicas, cognitivas, pedagógicas, históricas, sociais e culturais, tais como:

  • Estudos empíricos e teóricos sobre abordagens sistêmicas, complexas e ecológicas, pluralismo epistemológico, abordagens multi/intercultural das ciências;
  • Investigações empíricas e teóricas sobre as relações dos sujeitos com o saber/conhecimento, a formação de conceitos científicos, conceitos matemáticos, processos de conceituação e significação de questões sociocientíficas e socioambientais;
  • Desenvolvimento e análise de desenhos de sequências didáticas ou sistemas de atividades, a análise de práticas docentes em sistemas didáticos, a produção de discursos em diferentes modos comunicativos – argumentativo, dialógico, narrativo e outros;
  • Estudos sobre perspectivas pedagógicas para a Educação em Ciência e Matemática, em espaços formais e não formais, com ênfase em processos educacionais inclusivos, críticos, humanizados e para a diversidade humana.

 

Linha 2: Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Matemática

Esta linha de pesquisa tem como foco processos e políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática para os diversos níveis e modalidades de ensino, práticas e saberes docentes em diversos contextos culturais. São focos de interesse dessa linha:

  • Investigações sobre as concepções, modelos formativos e construção de práticas de professores em formação inicial e continuada;
  • Estudos sobre os currículos das licenciaturas relacionados ao estágio supervisionado obrigatório e demais componentes curriculares, aos programas vinculados a políticas educacionais e à prática pedagógica como lócus de produção de conhecimento;
  • Pesquisas sobre formação e prática pedagógica de professores de Ciências e Matemática, em espaços formais e não formais focadas em processos educacionais inclusivos, críticos, humanizados e para a diversidade humana.

 

Linha 3: Tecnologias no Ensino de Ciências e da Matemática

Linha de pesquisa que se destina para o estudo dos fundamentos, desenvolvimento de metodologias e a aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) integradas a métodos inovadores utilizados em contextos educacionais no ensino das ciências e da matemática, na formação de professores e nos diversos contextos de aprendizagem. Ademais, a linha contempla políticas educacionais de integração das TDIC, práticas de integração educacional das TDIC, construção e utilização de softwares educativos, recursos didáticos digitais, jogos digitais e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem voltados à construção do conhecimento, bem como proporciona a criação, o desenvolvimento e a avaliação de práticas didático-metodológicas inovadoras integradas ao uso das TDIC. São focos de interesses dessa linha:

  • Pesquisas sobre o desenvolvimento, aplicação e avaliação de práticas educativas inovadoras suportadas por tecnologias digitais;
  • Estudos envolvendo evidências científicas sobre o uso de TDIC para o ensino;
  • Investigações sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, tendo em vista a utilização das TDIC; -Pesquisas sobre abordagens que permitam a produção inovadora de recursos didáticos digitais em ambientes de ensino formal, não formal e a distância;
  • Estudos envolvendo a relação entre TIDC e cognição, no âmbito do ensino de ciências e matemática.