O PPGEC/UFRPE desenvolve um processo de Autoavaliação que identifica pontos fortes e oportunidades de melhorar seu desempenho, bem como orienta o planejamento de ações futuras. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação estão alinhados com o plano estratégico do PPG com foco na formação discente e docente e produção intelectual. Como objetivo mais amplo, tal ação visa promover a resolução de problemas que afetam a sociedade, a educação e as condições ambientais do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste.

No contexto particular do PPGEC, acompanhando as discussões e deliberações da Área 46 e do Fórum de coordenadores de PPGs em Ensino da Região Nordeste, desde 2017 foi iniciado um movimento de autoavaliação e planejamento interno, com a criação da Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento que instituiu a Autoavaliação Docente e, no âmbito da coordenação, passaram a ser elaborados e utilizados instrumentos e procedimentos de acompanhamento de discentes e egressos.