A ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA E OUTRAS ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NA PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


A ANÁLISE ESTATÍSTICA

Este grupo de pesquisa dedica-se a estudos que envolve o ensino das Ciências e Matemática utilizando diferentes abordagens metodológicas e teóricas tanto na formação de professores como na construção de significados no Ensino de ciências e Matemática. Entre essas destacamos a Análise Estatística Implicativa e a Análise de Similaridade.

 

Website: https://gpasiecm.wixsite.com/gpasiecm

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6021662526932071

Líder(es): Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade.


AL JABR EM HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA DA ÁLGEBRA


AL

 

O grupo de pesquisa Al Jabr tem por objetivo entender as dificuldades, sejam históricas, epistemológicas ou didática do processo de ensino-aprendizagem da álgebra, contribuindo, a partir dos resultados, com proposições de sequências didáticas e materiais didáticos para o ensino de conceitos algébricos, assim como modelos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos diversos níveis e modalidades de ensino.

 

Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/522958

Líder(es): Jadilson Ramos de Almeida


CÁTEDRA PAULO FREIRE DA UFRPE


catedra

 

A Professora Monica Lopes Folena Araújo faz parte da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. A mesma projeta-se como um espaço dinâmico e dialógico de produção e socialização do conhecimento buscando tecer o pensamento freireano como memória e como atualidade. A Cátedra tem organizado anualmente seminários que visam articular Cátedras, grupos de pesquisa e pesquisadores em geral que tenham por objeto de estudo a vida e a obra de Paulo Freire.

Líder(es): Monica Lopes Folena Araujo


DIAHLOGCOM - GRUPO DE ESTUDOS EM DIALÉTICA, HERMENÊUTICA, DIALOGICIDADE E COMPLEXIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS


DIA

 

 

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4098790985043941

Líder(es): Thiago Araujo da Silveira


DIDÁTICA E CONCEITUAÇÃO EM CIÊNCIAS


 

DIDÁTICA E CONCEITUAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

O Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências, NUPEDICC, constitui-se a partir do desenvolvimento articulado de pesquisas realizadas em estudos de iniciação científica, iniciação à docência, monografias, dissertações, teses e projetos de pesquisa. O núcleo tem formação dinâmica e conta com a participação de pesquisadores do PPGEC-UFRPE, professores da Educação Básica que atuam em escolas públicas e privadas, e estudantes de graduação e pós-graduação. Desde 2006, participantes do NUPEDICC vêm atuando principalmente com pesquisas sobre a construção de significados para conceitos científicos, desenvolvendo estudos sobre: perfis conceituais; interações discursivas em sala de aula; design e validação de sequências de ensino e aprendizagem (TLS), com estruturação de estratégias e atividades didáticas, inclusive com o uso de TIC; abordagem a temas contemporâneos em espaços educacionais formais e não formais; e perspectiva CTS para o ensino.

 

Instagram: @nupedicc

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5202118327135679

Líder(es): Edenia Maria Ribeiro do Amaral


ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


nupeabrp

 

O grupo de pesquisa ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (NuPeABRP) objetiva contribuir para o aprofundamento de estudos, desenvolvimento de pesquisas, produtos educacionais e atividades, que envolvam temáticas sóciocientífica, sequências de ensino-aprendizagem e a formação de professores a partir da Abordagem de Resolução de Problemas na perspectiva sócio-histórica-cultural, nas áreas de Química e Ciências da Natureza na Educação Básica e Ensino Superior.

 

 

Instagram:@nupeabrp

Endereço para acessar este  espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8368102590053118

Líder(es): Veronica Tavares Santos Batinga


FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (FORBIO)


FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (FORBIO)

O Grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia tem por objetivo construir e socializar conhecimentos que tragam melhorias ao Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior. Visa também pesquisar a formação e a prática pedagógica no que diz respeito à Educação Socioambiental. Para tanto, as pesquisas desenvolvidas no âmbito deste grupo seguirão as seguintes linhas de pesquisa: formação de professores de Ciências e Biologia, prática pedagógica de professores de Ciências e Biologia e Educação Socioambiental.

 

Website:

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7961560796391306

 

Líder(es): Monica Lopes Folena Araujo


GEADM - GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA


 

GEADM

Grupo de Pesquisa voltado para pesquisas no campo do Ensino de Matemática e das Ciências, com base na teorização e pesquisas da Didática da Matemática. As pesquisas são desenvolvidas no âmbito da Teoria das Situações Didáticas, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático (TAD), Percursos de Estudo e Pesquisa (PEP e PEP-FP), Relação ao Saber.

Líder(es): Anna Paula de Avelar Brito Lima


GHIFOP - GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


FOROMAÇÃO

 

Fornecer subsídios aos estudantes do PPGEC-UFRPE quanto ao aperfeiçoamento, implantação e implementação de práticas multi e intertransD, priorizando abordagens qualitativas e o desenvolvimento de uma consciência crítica no contexto dos componentes curriculares e da produção de novos conhecimentos direcionadas a professores de todas as modalidades de ensino. Contribuir para o processo de Formação Continuada dos professores dos diversos níveis de ensino (Educação Infantil, Básica e Superior), com ênfase no Ensino das Ciências e da Matemática.

 

 

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7947694267050383

Líder(es): Maria Marly de Oliveira, Zelia Maria Soares Jofili


GIDEQ - GRUPO DE INSTRUMENTAÇÃO E DIÁLOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA


GIDEQ - Grupo de Instrumentação e Diálogos no Ensino de Química

O GIDEQ - Grupo de Instrumentação e Diálogos no Ensino de Química é um grupo formado em uma pizzaria, em uma confraternização de fim de ano, e isso é determinante para entender a sua forma de atuação. Temos três preocupações principais no GIDEQ: (1) desenvolver pesquisas científicas de qualidade, nas linhas de atuação "Perfis Conceituais no Ensino de Química", "Conteúdos Cordiais e a Educação em Direitos Humanos no Ensino de Química" e "Estratégias Didáticas no Ensino de Química", que dialogam (Diálogos está no nome do grupo) entre si e com objetivo principal de formar pessoas, nossa missão; (2) Pensar em uma convivência cordial e humana dentro das relações de produção do conhecimento, pois somos seres humanos antes de qualquer coisa; (3) Buscar a felicidade, o máximo que for possível, acima de todas as coisas. Nosso mascote é uma Girafa, mas temos potencialmente uma admiração pelo Pato, que anda, nada e voa, nada com maestria, mas faz tudo da melhor forma que consegue. No GIDEQ amamos todo mundo, adoramos dialogar (está no nome do grupo) com o máximo de pessoas boas. Por fim, mas não menos importante, somos radicalmente antifascistas!  

Website: https://www.instagram.com/gideq.gideq/

Endereço para acessar este espelho  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/315624

Vice-Líder: Profa. Dra. Flávia Cristiane Vieira da Silva (UFRPE)

Líder(es): José Euzebio Simões Neto