MENÇÃO HONROSA EM TESE

O PPGEC/UFRPE parabeniza o Prof. Dr. Joaklebio Alves da Silva, egresso do programa, pelo Prêmio MENÇÃO HONROSA EM TESE, edição 2023, pela Tese intitulada “EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL CRÍTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCOLONIZANDO CAMINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE BIOLOGIA”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, sob orientação da Profa. Dra. Monica Lopes Folena Araújo.

A menção honrosa foi anunciada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco no evento em comemoração aos 50 anos da Pós-Graduação na UFRPE, em 18 de agosto, no Salão Nobre.

A tese de Joaklebio Alves foi defendida em junho de 2022 e teve como objetivo analisar as contribuições e limitações da inserção do estudo das Relações Étnico-Raciais na formação inicial de professores/as de Biologia enquanto fundamentação de uma nova perspectiva teórica defendida pelo professor, em seu estudo doutoral, nomeada Educação Étnico-Racial Crítica. Conforme o autor, “a tese que se delineou na caminhada de descolonização da formação docente consiste na defesa de que o ensino de Ciências dispõe de subsídios necessários para promover uma Educação Étnico-Racial Crítica e a efetivação deste processo educativo fundamenta-se durante a formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia a partir da abordagem dos estudos que configuram as questões étnico-raciais no Brasil, e o papel da educação e do ensino de Ciências no combate ao racismo estruturado no âmbito escolar e social” (SILVA, 2022, p. 10).

Trata-se da primeira tese de doutoramento defendida no programa cujo objeto de estudo está voltado explicitamente a discussões sobre as relações étnico-raciais na Educação em Ciências, mais precisamente na formação docente em Biologia. O PPGEC se alegra com a premiação e também parabeniza a Profa. Dra. Monica Folena pela orientação da pesquisa.

A tese pode ser acessada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE pelo link: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8663

MENÇÃO HONROSA EM TESE